terça-feira, 24 de agosto de 2021

Atividade de Classe - 7º ano

 Coisa de menino ou coisa de menina?



 

Um dia desses, em um desses blogs que sigo, vi uma foto que quase não precisou de texto para expressar a opinião dessa mãe. Duas garotas, com menos de oito anos, riam para a câmera exibindo com alegria as fantasias que vestiam. De Batman e Robin. Uma única frase acompanhou a foto: "Para meninas com personalidade".

Estava claro. Essa mãe questionava o que convencionamos separar como brinquedos e brincadeiras de meninos e de meninas. É sobre essa questão a nossa conversa.

Até a primeira metade do século 20, os estereótipos a respeito do que era adequado para meninas e para meninos era quase consenso social, pois não havia questionamentos. Azul para meninos, rosa para meninas; carrinhos para meninos, bonecas para meninas; certas profissões para homens, outras para mulheres e assim por diante.

A partir dos anos 1960 tudo passou a mudar. Desconstruímos os rígidos papéis de homem e mulher e passamos a reconstruir novos, processo esse que ainda está em curso. Foram as crianças que mais ganharam com isso.

O colorido das fantasias, inclusive de bailarina, dos adereços femininos, da maquiagem, das vestimentas e dos calçados de salto etc. passou também a habitar a vida dos meninos; carros, ferramentas, espadas, bolas etc. se transformaram também em coisas de menina.

Não foi --e ainda não é-- sem temor por parte dos adultos que isso aconteceu. Meninas jogando futebol? Meninos brincando de casinha? Um estranhamento tomou conta de muitos pais, que manifestam resistência a esse novo estilo de vida. Os motivos? O principal, além da quebra de uma tradição, diz respeito à sexualidade, é claro.

Professoras e coordenadoras de escolas de educação infantil ainda costumam ouvir reclamações de mães sobre brincadeiras na escola que os filhos relatam e que escapam aos estereótipos em vigor, um pouco mais fracos, mas que ainda valem para muita gente. A maioria das reclamações vem da parte de mães e pais de meninos. Não é interessante esse fato?

Sabemos que preconceitos e estereótipos solidamente colocados na sociedade demoram a ser transformados e substituídos. É responsabilidade das organizações colaborar nesse processo.

Muitas escolas, principalmente de educação infantil, têm dado valiosa contribuição para que esses estereótipos e preconceitos de que falamos enfraqueçam. Mas elas podem melhorar.

Aí, em pleno século 21, empresas oferecem produtos em embalagens diferentes para meninas e para meninos! Exemplo? Chocolate rosa para elas e azul para eles, com brindes considerados femininos e outros masculinos.

E ainda justificam que esse é um anseio do seu grupo consumidor. Se o consumidor sempre tivesse razão, o mundo estaria muito mais atrasado. Talvez não tivéssemos carros e aviões, e sim carroças de boi sofisticadas.

Muito se fala a respeito da responsabilidade social. Empresas exploram esse conceito principalmente para transformá-lo em marketing.

A decisão de comercializar produtos dirigidos para meninas e para meninos é uma ação que expressa uma total irresponsabilidade social, não é verdade?

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)

 

http://udemo.org.br/2013/Leituras/Leituras13_0040_Coisa%20de%20menino%20ou%20coisa%20de%20menina.html (Adaptado)

 

01.De acordo com as regras de colocação pronominal, justifique a posição do pronome na forma verbal “transformá-lo”:

 

02. No trecho “Muito se fala a respeito da responsabilidade social.” Há próclise ou ênclise? Justifique o uso:

 

03. As conjunções grifadas em amarelo podem ser substituídas por:

 

04. No trecho “Talvez não tivéssemos carros e aviões, e sim carroças de boi sofisticadas.” O termo grifado apresenta ideia de adição ou adversidade? Justifique:

 

05. Releia os dois primeiros parágrafos do texto e responda:

a) Quer recurso persuasivo a autora usa para chamar a atenção do leitor em relação ao tema?

 

b) A que conclusão a autora chegou sobre o objetivo de a mãe postar a foto com a legenda?

 

06. Procure o significado da palavra grifada em rosa:

 

07. Leia:

“Muitas escolas, principalmente de educação infantil, têm dado valiosa contribuição para que esses estereótipos e preconceitos de que falamos enfraqueçam.”

 

Qual é o significado da palavra grifada? Que sentido produz na oraça?

 

 

 

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