terça-feira, 28 de setembro de 2021

Atividade - Como defender minha opinião?

 Olá, estudante!

Essa unidade estudaremos o ARTIGO DE OPINIÃO, gênero argumentativo cujo objetivo é convencer o leitor acerca de determinada ideia. Antes de conhecer detalhes, vamos testar a nossa capacidade argumentativa?


 Análise do vídeo:

01. A partir do vídeo e da frase abaixo, apresente possíveis alternativas para lidar com casos de racismo na escola:

 


 

Análise do texto: 

02. A TESE defendida por Rosely Sayão

a) é crítica em relação ao excesso de propagandas acerca do bullying nas escolas.

b) sugere que o preconceito é mascarado com justificativas e até acusações.

c) demonstra que há muitas campanhas relacionadas ao bullying e pouca discussão sobre preconceito.

d) apresenta uma análise sobre o preconceito nas escolas da África do Sul.

e) foca em questionar a função social das escolas.

 

03. De acordo com a articulista, o objetivo de mandar os filhos para a escola seria:

a) Ensino de disciplinas dos conhecimentos.

b) Para garantir um futuro de sucesso.

c) Para alcançar aprovação em vestibulares.

d) Ocupar boas posições em rankings de avaliações.

e) Preparo para a cidadania.

 

04. Na frase "[...] conviver com a diferença é doloroso” explique o uso do adjetivo usado por Sayão para justificar seu posicionamento acerca da boa convivência:

 

 

 

 

 

terça-feira, 21 de setembro de 2021

ATIVIDADE - VOZES VERBAIS :)

 

1. Transforme as frases abaixo para a voz passiva analítica:

a) Cecília Meireles, que foi uma grande escritora, publicou vários livros.

b) Dentro de alguns anos já teremos avaliado os resultados do tratamento adequado do lixo.

c) No próximo dia 15, os comerciantes anunciarão as promoções dos brinquedos para o Natal. Algumas lojas prometem descontos surpreendentes.

d) Os especialistas devem elaborar o trabalho dentro do menor prazo possível.

e) A polícia prendeu o ladrão.

f) Formou-se uma grande fila na entrada do circo.

g) Qualquer cidadão pode comprovar tudo isso.

h) O judiciário brasileiro promove batalhas incansáveis e desnecessárias.


 

2. Leia as frases:

 

I. A vidraça foi quebrada pelo menino.

II. Quebrou-se a vidraça.

 

Os termos grifados são respectivamente:

a) Sujeito paciente e pronome apassivador

b) Agente da passiva e pronome apassivador

c) Sujeito paciente e objeto direto

d) Agente da passiva e objeto direto

03. Identifique a opção em que a voz verbal foi classificada de forma INCORRETA e classifique corretamente:

a)       As redes foram lançadas ao mar pelos pescadores naquele terceiro dia de pesca exaustiva (passiva analítica)

b)      Alguns alpinistas refugiaram-se em cavernas, durante uma forte avalanche deve (reflexiva)

c)       Logo após o chamado, o helicóptero pousou no terraço do prédio da academia de polícia. (Ativa)

d)      Diagnosticaram-se os sintomas da doença, em pouco tempo. (Passiva sintética)

 

4. Passe da voz passiva analítica para a voz ativa:

a)       Toda a tripulação foi bem preparada por aquele voo.

b)      A decoração da sala seria modificada mais uma vez pela cliente.

c)       O horário de verão teria sido criado pelos europeus, como medida econômica.

d)      Na margem do rio era plantada uma grande quantidade de arroz pela população ribeirinha.

e)      Os resultados do sorteio serão divulgados hoje pela televisão.

f)        Muitos artistas haviam sido trazidos pelos turistas brasileiros.




sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Artigo de Opinião - Intepretação :)

 

Boatos na Internet


O uso exagerado dos aparelhos tecnológicos e o tempo que crianças e jovens gastam na internet são questões que preocupam os pais. Eles querem saber se devem bisbilhotar os aparelhos para saber o que e com quem os filhos falam, se devem colocar filtros que restringem determinados conteúdos etc.

É pequeno o número de pais que reflete a respeito da quantidade de informações incorretas e/ou falsas com as quais os filhos têm contato na rede, e que dialoga com eles sobre esses assuntos. Precisamos pensar a esse respeito, porque os mais novos ainda não têm formação crítica para diferenciar conteúdos que têm relação com a realidade daqueles que são inventados, por exemplo.

Um estudo da Universidade Stanford, com quase 8.000 estudantes que frequentam do ensino fundamental 2 à faculdade, apontou que cerca de 82% deles não conseguiram distinguir uma notícia real de conteúdos patrocinados em um site.

Não é surpreendente? Surpreendente e perigoso, porque os mais novos consomem esses conteúdos e os incorporam como se fossem saberes! Por isso, é preciso dialogar com os filhos sobre o que eles leem e veem nas redes que frequentam, além de tutelar o seu uso.

Aliás, inúmeros adultos também caem nessas armadilhas nas redes. Não é à toa que pelo menos dois sites bem conhecidos -o boatos.org e o e-farsas.com-, dedicam-se exclusivamente a desmentir notícias compartilhadas milhares de vezes e que não têm relação com a realidade.

Muitos trabalhos escolares que os alunos fazem consultando a internet apresentam incorreções históricas gritantes que eles não identificam. Por isso, a escola também tem grande responsabilidade nessa história. Em vez de apenas pedir aos alunos trabalhos de busca na internet, precisam avaliar com eles o que e onde eles encontraram tal conteúdo e analisar o que trouxeram, para que aprendam conteúdos corretos e o bom uso que é possível fazer da rede nas questões escolares.

Muitas crianças e adolescentes idolatram alguns de seus pares que têm canais no YouTube com milhares de seguidores. Muitos desses canais apresentam, porém, discursos vazios e que exaltam as qualidades disto ou daquilo, o que é patrocinado, mas não esclarecem isso aos seus ingênuos espectadores.

Sobre isso, conversei recentemente com a mãe de duas meninas que estão prestes a entrar na adolescência. Elas queriam ir a um lugar para ver -apenas ver- uma jovem youtuber que elas veneram e a mãe nem sabia. Precavida, ela pediu para assistir com as filhas a alguns vídeos dos quais elas gostavam e logo percebeu que a youtuber não falava nada, mas usava muitas palavras. Você sabia que alguns desses youtubers e blogueiros têm livros publicados que são sucessos editoriais entre adolescentes e crianças?

Essa mãe explicou às filhas a inutilidade do que elas viam e ouviam e trocou o passeio por um espetáculo teatral, que as filhas curtiram muito, por sinal, e vai dedicar-se a procurar na internet canais que acrescentem algo na formação das filhas.

Oferecer o uso da internet a crianças pequenas é bobagem: elas têm muito o que aprender no mundo real, na natureza, no contexto em que vivem. Os maiores podem, além do entretenimento, usar muito bem a rede, desde que tenham boa companhia para comentar o que absorvem dela. Pais e escola devem ser essas boas companhias.


ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)


https://epoca.oglobo.globo.com/brasil/noticia/2017/10/licoes-de-cidades-que-superaram-criminalidade.html


RESPONDA ÀS QUESTÕES: 

01. O artigo de opinião é um texto argumentativo que se caracteriza pela defesa de um ponto de vista. 

a) O artigo de opinião constitui-se de três partes principais: a introdução, desenvolvimento e a conclusão. Qual é o ponto de vista defendido pelo artigo em estudo? Verifique o último parágrafo:


b) É normal que os pais fiquem inseguros, quando veem os filhos, ainda crianças ou adolescentes, atraídos pela internet durante horas. Em sua opinião, o que os pais devem fazer?


02. No desenvolvimento do texto, que se inicia no segundo parágrafo, ocorre a discussão do tema, com base em argumentos bem fundamentados.

a) Logo no início, a articulista apresenta opiniões pessoais sobre o comportamento da maioria dos pais em relação ao uso da internet pelos filhos. Qual é a crítica feita aos pais?


b) Diante desse quadro, a articulista propõe aos pais e adultos que estejam atentos, participando com os filhos das escolhas e avaliações dos conteúdos na rede. Explique por que a divulgação de notícias falsas na internet se tornou um problema grave, principalmente entre os mais novos:


03. O artigo de opinião em estudo apresenta o resultado de uma pesquisa que reforça o ponto de vista da autora.

O que a pesquisa citada no texto comprovou?


04. No oitavo parágrafo do texto, a articulista acrescenta  uma exemplificação como recurso. Qual foi o objetivo dela ao trazer exemplos?


05. A mãe das duas adolescentes mencionadas no texto mostrou-se não só prudente, mas também inteligente, ao dialogar com as filhas e assistir aos vídeos dos quais elas gostam. Em geral, qual é o comportamento dos pais em relação a esse assunto? Exponha a sua opinião:

terça-feira, 14 de setembro de 2021

ATIVIDADE - INTERPRETAÇÃO DA RESENHA CRÍTICA :)

 



01.  Quem é o diretor do filme resenhado? Que características do estilo desse diretor e que outros filmes dirigidos por ele são citados pelo resenhista?

 

02. O filme resenhado é de 2019, mas teve uma versão anterior lançada em 1941.

a) Algumas características da primeira versão são citadas pelo autor como argumento para afirmar que essa versão deixaria as crianças entediadas nos dias de hoje. Quais são essas características?

 

b) Tendo em vista as características citadas, você concorda com essa afirmação do resenhista? Justifique sua resposta:

 

03. Relacionando o título da resenha ao conteúdo do texto, explique a afirmação feita de que a infância mudou ao longo das décadas:

 

04. No quinto parágrafo da resenha, o autor faz uma referência ao conto de fadas O patinho feio de Hans Cristian Andersen. Por que o personagem Dumbo é comparado ao Patinho Feio?

 

05. No último parágrafo do texto, o autor afirma que não irá contar o desfecho do filme. O que possivelmente, leva-o a optar por não contar o final do filme?

 

06. Após a leitura da resenha, é possível identificar que a crítica feita pelo resenhista ao filme Dumbo (2019) é predominantemente elogiosa ou negativa? Retire do texto trechos que confirmem sua resposta:

 

07. Na sua opinião, qual é a mensagem que o filme oferece sobre bullying e aceitação? Se for necessário, pesquise o significado para relacionar:

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

ATIVIDADE - INTERPRETAÇÃO DA CARTA ABERTA:

 

01.   De que modo o título “Carta aberta aos prefeitos” dá pistas ao leitor sobre o que ele poderá encontrar no texto?

 

02.   Tendo em vista que essa carta tem como remetente uma única pessoa, responda: O conteúdo é de interesse pessoal ou coletivo? Justifique:

 

03.   Observe que, na carta, o autor informa quais são os objetivos de algumas das ações de melhoria propostas por ele. Identifique os objetivos relacionados às seguintes ações:

 

a)       Destinação correta de resíduos e promoção de coleta seletiva.

b)      Manutenção ou implantação de cobertura vegetal suficiente, de acordo com o que indica a OMS.

 

04.   Em sua opinião, por que o autor sugere que os prefeitos nomeiem um secretário de Meio Ambiente “que saiba contrariar interesses”?

 

05.   Com base no que você observa em sua cidade e em outras cidades brasileiras, você considera que as propostas feitas na carta foram atendidas? Por quê?

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

ATIVIDADE – Criando argumentos :)

 

Leia os argumentos positivos sobre a série Grey’s Anatomy:



Por que alguém deve assistir está série?

 

1. Até o momento, a série possui dezessete temporadas e já completou mais de doze anos no ar.

2. A série traz ensinamentos importantes sobre foco e persistência.

3. Meredith Grey, personagem principal, apresenta falas importantes sobre a vida de uma interna de cirurgia.

4. Os casos médicos retratados nos ensinam a perceber que nem toda história acaba com um final feliz.

5. A história de vida dos personagens revela que o ser humano é capaz de evoluir se aperfeiçoar na profissão que escolher.

 

 

Agora veja como transformar cinco argumentos em um texto:

 

A série Grey’s Anatomy é uma das mais vistas e comentadas do mundo. A história de Meredith Grey já completou mais de doze anos no ar e ajuda os espectadores a compreender a importância de ter foco e persistir quando se se tem um objetivo. Ao longo de dezessete temporadas, a série retrata casos médicos que nem sempre terminam de forma feliz, mas trazem ensinamentos significativos para os fãs. A história de vida dos personagens revela que o ser humano é capaz de evoluir e se aperfeiçoar na profissão que escolher.

Agora é com você! :)


PRIMEIRO PASSO: Qual é a série/filme/livro/mangá que você gosta?

SEGUNDO PASSO:

Por que alguém deve assistir/ler esta série/livro/filme mangá?

 

1.

2.

3.

4.

5.


PASSO TRÊS: transformar cinco argumentos em um texto.

 



 

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Atividade de Classe - 7º ano

 Coisa de menino ou coisa de menina?



 

Um dia desses, em um desses blogs que sigo, vi uma foto que quase não precisou de texto para expressar a opinião dessa mãe. Duas garotas, com menos de oito anos, riam para a câmera exibindo com alegria as fantasias que vestiam. De Batman e Robin. Uma única frase acompanhou a foto: "Para meninas com personalidade".

Estava claro. Essa mãe questionava o que convencionamos separar como brinquedos e brincadeiras de meninos e de meninas. É sobre essa questão a nossa conversa.

Até a primeira metade do século 20, os estereótipos a respeito do que era adequado para meninas e para meninos era quase consenso social, pois não havia questionamentos. Azul para meninos, rosa para meninas; carrinhos para meninos, bonecas para meninas; certas profissões para homens, outras para mulheres e assim por diante.

A partir dos anos 1960 tudo passou a mudar. Desconstruímos os rígidos papéis de homem e mulher e passamos a reconstruir novos, processo esse que ainda está em curso. Foram as crianças que mais ganharam com isso.

O colorido das fantasias, inclusive de bailarina, dos adereços femininos, da maquiagem, das vestimentas e dos calçados de salto etc. passou também a habitar a vida dos meninos; carros, ferramentas, espadas, bolas etc. se transformaram também em coisas de menina.

Não foi --e ainda não é-- sem temor por parte dos adultos que isso aconteceu. Meninas jogando futebol? Meninos brincando de casinha? Um estranhamento tomou conta de muitos pais, que manifestam resistência a esse novo estilo de vida. Os motivos? O principal, além da quebra de uma tradição, diz respeito à sexualidade, é claro.

Professoras e coordenadoras de escolas de educação infantil ainda costumam ouvir reclamações de mães sobre brincadeiras na escola que os filhos relatam e que escapam aos estereótipos em vigor, um pouco mais fracos, mas que ainda valem para muita gente. A maioria das reclamações vem da parte de mães e pais de meninos. Não é interessante esse fato?

Sabemos que preconceitos e estereótipos solidamente colocados na sociedade demoram a ser transformados e substituídos. É responsabilidade das organizações colaborar nesse processo.

Muitas escolas, principalmente de educação infantil, têm dado valiosa contribuição para que esses estereótipos e preconceitos de que falamos enfraqueçam. Mas elas podem melhorar.

Aí, em pleno século 21, empresas oferecem produtos em embalagens diferentes para meninas e para meninos! Exemplo? Chocolate rosa para elas e azul para eles, com brindes considerados femininos e outros masculinos.

E ainda justificam que esse é um anseio do seu grupo consumidor. Se o consumidor sempre tivesse razão, o mundo estaria muito mais atrasado. Talvez não tivéssemos carros e aviões, e sim carroças de boi sofisticadas.

Muito se fala a respeito da responsabilidade social. Empresas exploram esse conceito principalmente para transformá-lo em marketing.

A decisão de comercializar produtos dirigidos para meninas e para meninos é uma ação que expressa uma total irresponsabilidade social, não é verdade?

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)

 

http://udemo.org.br/2013/Leituras/Leituras13_0040_Coisa%20de%20menino%20ou%20coisa%20de%20menina.html (Adaptado)

 

01.De acordo com as regras de colocação pronominal, justifique a posição do pronome na forma verbal “transformá-lo”:

 

02. No trecho “Muito se fala a respeito da responsabilidade social.” Há próclise ou ênclise? Justifique o uso:

 

03. As conjunções grifadas em amarelo podem ser substituídas por:

 

04. No trecho “Talvez não tivéssemos carros e aviões, e sim carroças de boi sofisticadas.” O termo grifado apresenta ideia de adição ou adversidade? Justifique:

 

05. Releia os dois primeiros parágrafos do texto e responda:

a) Quer recurso persuasivo a autora usa para chamar a atenção do leitor em relação ao tema?

 

b) A que conclusão a autora chegou sobre o objetivo de a mãe postar a foto com a legenda?

 

06. Procure o significado da palavra grifada em rosa:

 

07. Leia:

“Muitas escolas, principalmente de educação infantil, têm dado valiosa contribuição para que esses estereótipos e preconceitos de que falamos enfraqueçam.”

 

Qual é o significado da palavra grifada? Que sentido produz na oraça?

 

 

 

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

DESAFIO - JORNALÍSTICO:

 

Crie um LEAD para essa manchete:

Coronavírus: 95 bares e restaurantes são multados por descumprir regras

 

Crie uma manchete para o LEAD:

“Aos 29 anos, ela se estabelece como símbolo de uma geração na cena do pop. Recentemente, tocou no Rock in Rio e Lollapalooza, além de ter sido escolhida como jurada técnica do último The Voice Brasil, a edição de maior audiência do programa global. Antes de estourar, Iza criou um canal no youtube em que publicava versões de artistas como Beyoncé. Os vídeos repercutiram e, em 2016, chamaram a atenção de uma gravadora. No ano seguinte, lançou seu primeiro álbum. Em 2019, além dos grandes festivais, veio o convite da Disney para dublar Nala no filme O rei Leão. Foi recomendada pela própria Beyoncé, quem havia dublado a mesma personagem, na edição em inglês.”

 

Crie um corpo para o LEAD:

Nesta quinta-feira, dia 22, um garoto ficou conhecido como “o jogador mais humilde do Free Fire”. Ao entrar na partida, o menino Guilherme contou que catava latinhas com o pai para ajudar nas contas de casa. Durante o jogo, THG NOE, um jogador profissional, doou para ele mil diamantes, que é a moeda do jogo. Ao perceber que havia sido presenteado, Guilherme se emocionou e agradeceu ao pro-player.

 

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Atividade - Revisão Gramatical (7º ano)

 No seu caderno, copie e responda:

 

01. Classifique em Próclise, Mesóclise e Ênclise e depois justifique a regra:

a) Informaram-nos a nova data da prova.

b) Não deixe que ninguém nos interrompa!

c) Jamais nos enfraqueçamos diante dos obstáculos.

d) Não se explicou, deixando-nos apreensivos.

e) Dir-vos-ei que as nações semelham os indivíduos.

 

 

02. Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal e explique qual é o erro das outras:

a) Pouco sabe-se a respeito da origem do caruru.

b) Os indígenas não comiam-o com espinafres e ervas.

c) Não sabemos como preparava-se o caruru.

d) Jamais se viu um prato tão saboroso quanto o caruru.

e) Me ensinaram a preparar o caruru com camarão.

 

03. Use o tempo e modo adequado para os verbos que estão entre parênteses:

a) Espero que ______ certeza das suas decisões! (ter)

b) Quando você ______ a situação, _______ resolver tudo! (entender/conseguir)

c) Se ________ prestado atenção, _______  o seu trabalho. (ter/fazer)

d) Gostaria que todos ________ aqui esta noite. (dormir)

e) Desejo que _______ feliz de verdade. (ser)

 

04.  Classifique as orações coordenadas grifadas:

a) Fui às Olimpíadas, porém perdi o ano da escola.

b) Mário estudou muito e foi reprovado.

c) As paredes caíram, os animais enlouqueceram e plantas foram perdidas.

d) A nova bomba anunciava o rápido desfecho da guerra em curso contra o Japão, mas também prenunciava uma nova era, cheia de inquietações.

e) Leu o livro, logo é capaz de descrever os personagens com detalhes.

 

 

 

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

ATIVIDADE - Interpretação de uma Notícia :)

 

Puro espírito olímpico: britânica se lesiona nos 200m do heptatlo, mas decide terminar prova e mostra muita superação



Durante as Olimpíadas, no heptatlo feminino, a britânica Katarina Johnson-Thompson era uma das favoritas à prova dos 200m. Ela liderava a corrida até a reta final, quando sentiu uma lesão na perna direita.

Deitada e chorando de dor, Johnson-Thompson já era atendida por uma cadeira de rodas na pista. Mas para não ser desclassificada da competição, ela se levantou, andou e, de forma inacreditável, conseguiu correr até o final dos 200m.

O caminho para Katarina foi árduo, pois precisou abrir mão de muita coisa durante os seus treinamentos. “A lesão me deixou triste, mas parar não é uma opção para quem vive do esporte.” relata emocionada após chegar a linha de chegada.

A lesão de Katarina aconteceu em decorrência de outra contusão: em dezembro de 2020, ela rompeu o tendão de Aquiles e brigou com o tempo para disputar os Jogos de Tóquio. Apesar do esforço, a britânica de 28 anos acabou desclassificada da prova por ter saído de sua faixa.

 

 01. A notícia já aconteceu, mas os verbos da manchete estão no presente. Explique o motivo:

02. Responda às perguntas do lead: O que? Quando? Quem? Onde?

03. O depoimento de Katarina Johnson-Thompson foi apresentado através de discurso direto ou indireto? Justifique.

04. "A atitude da atleta indica muita resiliência". Procure o significado dessa palavra e justifique a frase:

05. Imagine e crie: Um parágrafo novo para o corpo com outros detalhes e depoimento de algum especialista.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

PROPOSTA DE PRODUÇÃO - 7º ANO A :)

 

1) A notícia deve abordar OBRIGATORIAMENTE, um fato relacionado com imagem:





2) Siga a estrutura da “pirâmide invertida” que aprendemos: 

MANCHETE (Chamativa, verbo no presente do indicativo, sem artigos no início)

TÍTULO AUXILIAR (Apenas se achar pertinente para a sua matéria)

IMAGEM (Desenhe uma imagem relativa ao tema que escolheu)

LEAD: (Responda todas as perguntas para “matar a curiosidade do leitor” – Lembre-se que o Lead corresponde ao primeiro parágrafo – O quê? Quem? Quando? Onde?)

CORPO DA NOTÍCIA: (Explore os dados mais detalhados sobre o tema abordado, tente incluir depoimentos das pessoas envolvidas e não esqueça das aspas/ Crie dados quantitativos sobre pesquisas e estudos motivadores... Fique à vontade para criar, mas lembre-se que a notícia não tem uma linguagem subjetiva como nos contos que estudamos anteriormente.)


PROPOSTA DE PRODUÇÃO - 7ºB :)

 




Vamos começar? Pegue o seu material!

Você irá produzir uma notícia para um jornal do sétimo ano chamado “Vai, Planeta!”. Este é um jornal especializado em notícias boas, por isso tem esse título imperativo e positivo.

Veja as regras para a produção da sua notícia:

 

 

1) A notícia deve abordar OBRIGATORIAMENTE, um fato positivo. Sendo assim, quando for imaginar o seu tema, pense em situações boas voltadas para empatia, solidariedade, amor, conquistas ou qualquer tema atrelado à paz mundial.

 

2) Siga a estrutura da “pirâmide invertida” que aprendemos:

 

MANCHETE (Chamativa, verbo no presente do indicativo, sem artigos no início)

 

TÍTULO AUXILIAR (Apenas se achar pertinente para a sua matéria)

 

IMAGEM (Desenhe uma imagem relativa ao tema que escolheu)

 

LEAD: (Responda todas as perguntas para “matar a curiosidade do leitor” – Lembre-se que o Lead corresponde ao primeiro parágrafo – O quê? Quem? Quando? Onde?)

 

CORPO DA NOTÍCIA: (Explore os dados mais detalhados sobre o tema abordado, tente incluir depoimentos das pessoas envolvidas e não esqueça das aspas/ Crie dados quantitativos sobre pesquisas e estudos motivadores... Fique à vontade para criar, mas lembre-se que a notícia não tem uma linguagem subjetiva como nos contos que estudamos anteriormente.)

terça-feira, 27 de julho de 2021

Atividade - Interpretação de Poema (6º ano)

 

Leia o poema de Mário Quintana:



Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

Questão 01. No poema, o eu lírico fala a respeito de como gostaria de ser amado.

a) Como é o amor ideal expresso pelo eu lírico?

b) Quais palavras caracterizam o amor desejado pelo eu lírico?

c) Se a vida e o amor são breves, por que será que o eu lírico prefere ser conquistado devagarinho?

Questão 02. Por que a palavra Amada está grafada com inicial maiúscula?

Questão 03. Releia este trecho do poema:

“Se tu me amas, ama-me baixinho

Não o grites de cima dos telhados

Deixa em paz os passarinhos

Deixa em paz a mim!”

a) Imagine alguém gritando de um telhado. Essa imagem sugere que algo será conhecido por todos ou que ficará restrito a poucos?

b) Considere sua resposta do item a e responda: O que o eu lírico quis dizer ao pedir à Amada que não gritasse de cima dos telhados?



segunda-feira, 26 de julho de 2021

Atividade - Resenha crítica

 Brinquedos para ensinar


 

Os méritos do filme dirigido por John Lasseter são muitos. Além de ser um belíssimo trabalho (estreia da parceria entre Disney e Pixar), com roteiro bem arquitetado, personagens carismáticos e aventura na medida certa, abriu portas para várias outras boas produções.

 Se não fossem Woody e Buzz, talvez não víssemos (do modo como chegaram aos nossos olhos, pelo menos) Formiguinhaz (1998), Shrek (2001), Procurando Nemo (2003) e Ratatouille (2007)entre tantos outros.

Woody, um cowboy das antigas, é o boneco favorito de Andy, até que o garoto é presenteado com Buzz Lightyear, o herói do espaço, que passa a tomar conta do quarto de brincar. A rivalidade entre os dois bonecos acaba levando-os a enfrentar Sid, um garoto que mora ao lado e adora torturar brinquedos. Woody e Buzz terão que trabalhar juntos para escapar dessa ameaça, mas, no meio do caminho, acabam percebendo que são verdadeiros amigos.

Além do visual impressionante para a época, o que mais chama a atenção em Toy Story é a sua trama. Criativa e com personagens profundos, a animação tem uma história que consegue agradar em cheio as crianças e ainda interessar aos adultos. Aliás, isso é uma característica da grande maioria das animações dos últimos anos. Essa preocupação com o público não infantil acabou elevando o desafio para os roteiristas e transformou as histórias em um programa para toda a família.

Woody, por exemplo, é retratado como um bom brinquedo, porque e ótimo líder para seus amigos, responsável e atencioso. No entanto, ao perder seu lugar de destaque na vida de Andy, o cowboy revela uma sensação que lhe era desconhecida: a inveja. Que protagonista de animações, até então, possuía sentimentos tão mundanos quanto ciúme e inveja? Por conseguir quebrar os preceitos básicos do chamado “filme para crianças”, a Pixar acerta em cheio. O fato de Woody ter estes defeitos não é menos pedagógico para os pequenos. Eles acabam entendendo que nutrir este tipo de sentimento acaba não levando a nada. E tudo isso é compreendido sem apelar para lições de moral caretas ou óbvias.

Diante de tantos ensinamentos, pode-se afirmar que Toy story é um filme para todas idades e traz muito mais do que humor como temática. Essa obra apresenta, pois, uma excelente proposta para o público em geral.

 

https://www.papodecinema.com.br/filmes/toy-story/

 

01. Encontre palavras que substituam as expressões grifadas em amarelo:

02. De que forma o personagem Wood é descrito pelo resenhista?

03. Na sua opinião, a produção é capaz de ensinar algo às crianças?

04. Conforme a análise crítica do resenhista, é possível afirmar que o filme Toy Story é recomendado para todas as idades? Justifique:

05. Releia o trecho:

Que protagonista de animações, até então, possuía sentimentos tão mundanos quanto ciúme e inveja? Por conseguir quebrar os preceitos básicos do chamado “filme para crianças”, a Pixar acerta em cheio. O fato de Woody ter estes defeitos não é menos pedagógico para os pequenos.

O que o resenhista quis dizer ao usar a expressão “menos pedagógico”?